banner-cidadania-em-foco.png

Confira os finalistas em cada categoria

Wilson Soares de Oliveira 


 Minha casa, meu abandono

Cerca de 300 casas do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”, estão praticamente prontas há mais de dois anos e estão abandonadas em meio ao matagal em Altamira, no sudoeste do Pará. Elas ficam cerca de 4 quilômetros do centro da cidade. Enquanto isso centenas de famílias do município, que foram atingidas pela construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, moram em palafitas sobre os igarapés contaminados.

Jeanemeire Eufrásio da Silva 

Invisibilidade Social  

Fotografia tirada na Cobal - Central de Abastecimento - em Mossoró. Um homem, com seus trinta e poucos anos, mas envelhecido pelo sol e desgraças da vida, sem perspectiva de crescimento, trabalha limpando vidros em um mercado na cidade. Sem rosto e sem nome, sem identidade. Reflexo de uma invisibilidade social.

Fabiano Rocha da Silva 

O alvo 

Estava acompanhando uma operação policial no complexo do Lins e num certo momento fui na estrada Grajaú-Jacarepaguá, que corta a comunidade para fazer uma fotografia do alto. Foi quando me deparei com a cena da cabine da PM, que fica as margens da estrada toda alvejada de tiros de fuzil. Os policiais que ali estavam , disseram que teria acontecido na madrugada anterior e que os colegas que estavam de plantão estão bem. As policias civil e militar no RJ estão sofrendo com o descaso das autoridades competentes.

Thaiana Gomes dos Santos 

Sem Infância 

Criança vende doces em mercado da cidade de Vitória, Espírito Santo. E em um momento de descanso, se senta nas escadas e observa a rotina do local.

 

Letícia Oliveira Reis de Souza 

Retrato da Invisibilidade na terra de "todos os santos, encantos e axé" 

Um cidadão à margem da sociedade, em plena luz do dia, num local super movimentado em Salvador/Bahia, por ser turístico e nenhuma política pública para tira-lo desta situação.

Geo Arruda Junior

geo(1)

A prova de fogo 

Um carro abandonado pegou fogo. Fazendo que fios dos postes e carros próximos pegassem fogo também. O local foi numa das avenidas mais movimentadas da Zona Sul de São Paulo. Na avenida Engenheiro Alberto Zagotti. O corpo de bombeiros chegou no local com rapidez e logo os soldados apagaram o fogo. Mandaram bem!

Edinaldo Alves Vieira 

Suor e satisfação pela missão 

O combate na luta diária.

Marlon Luis Lucchini

Pôr do Sol na orla do Guaíba

Após a revitalização da Orla do Guaíba em Porto Alegre, parece que o pôr do sol ficou mais lindo do que já era. Parabéns à Prefeitura!!!

Radilson Carlos Gomes da Silva 

A vida em primeiro lugar 

Em Macapá tive a oportunidade de fazer o presente registro fotográfico. Visita domiciliar da equipe do SAMU do Município de Santana/Amapá. Nos últimos anos, o SAMU vem realizando um dos serviços mais importantes no que se refere à melhoria da qualidade de vida da população brasileira e atende indiscriminadamente todas as camadas sociais, sejam ricos ou pobres. Neste sentido os gestores públicos realizam um trabalho que sinaliza para o compromisso com a correta aplicação dos recursos públicos do país. Beneficiando milhares de pessoas que necessitam de um atendimento de urgência e emergência digno, humanizado e gratuito.

Fábio Rogério Ferreira 

Liberando o Trecho 

Serviço de manutenção em rodovias. O risco de um acidente é extremo, mas, mesmo assim o operário não deixar de cumprir sua tarefa. Clique feito na rodovia SP360 em Jundiai -SP.