Você está aqui: Página Inicial > Raio Ouvidorizador > Seminário Regional de Participação e Controle Social é realizado na Bahia

Notícias

Seminário Regional de Participação e Controle Social é realizado na Bahia

PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

Evento (gratuito) tem parceria com Conselho Federal de Contabilidade
por ASCOM publicado: 18/07/2018 17h05 última modificação: 18/07/2018 17h05

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) promoveu, na última quinta-feira (12), em Salvador (BA), o Seminário Regional de Participação e Controle Social. O evento (gratuito), realizado em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), reuniu servidores e contadores. O objetivo foi discutir mecanismos para orientar o cidadão a exercer seu papel no combate à corrupção e fiscalização da aplicação dos recursos públicos.

 O Seminário contou com a presença de representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-BA); da Unidade Regional da CGU na Bahia; da Ouvidoria Geral da União (OGU); do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA); do Tribunal de Contas da União (TCU); do Ministério Público Estadual (MPE-BA); do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); do Ministério Público Federal (MPF); e do Governo do Estado da Bahia.

 A programação foi composta por quatro painéis: “Ouvidoria e Defesa do Usuário de Serviço Público”; “Acesso a Informação e Governança”; “Controle Social e Participação na Era Digital”; e “Laboratórios de Dados para a Cidadania”.

10 capitais

 Além de Salvador (BA), o Seminário já passou por Cuiabá (MT) e Curitiba (PR). De acordo com a agenda prevista, ainda serão contempladas as seguintes capitais: Recife (PE), Vitória (ES), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Fortaleza (CE) e Porto Velho (RO).

 A iniciativa busca gerar multiplicadores junto à sociedade civil, agentes públicos e comunidade contabilista, além de divulgar o Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (PROFORT). Os Seminários têm duração de oito horas e são realizados nas sedes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC). Os eventos recebem apoio das Unidades da CGU nos Estados e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON).