Você está aqui: Página Inicial > Raio Ouvidorizador > Começa montagem do HackFest 2018

Notícias

Começa montagem do HackFest 2018

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

O Hackfest terá três linhas de atuação: palestras, maratona de confecção de aplicativos e fomento da participação social na elaboração de projetos de lei de iniciativa popular.
por OGU publicado: 10/08/2018 16h54 última modificação: 10/08/2018 17h09

Foi realizada, no dia de 7 de agosto, uma reunião para discutir a organização do HackFest 2018, que vai acontecer entre os dias 16 e 19 de agosto, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa. Além de promover a já tradicional “maratona hacker” para a criação de ferramentas e aplicativos que auxiliem no combate à corrupção, a quarta edição do evento tem uma novidade: a ‘Virada Legislativa’, que tem como objetivo fomentar a participação da população na elaboração de projetos de lei de iniciativa popular.

O Hackfest é uma realização do Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional do Ministério Público da Paraíba (NGCSI/MPPB), da Câmara Municipal de João Pessoa, do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Prefeitura de João Pessoa, Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O evento tem o patrocínio do Banco do Brasil, do Governo Federal e Energisa.
O evento já conta com o apoio de mais de 30 instituições parceiras: Ministério da Justiça, Transparency International, Contas Abertas, MPDFT, Cade, Atricon, MPF, Aspol, Adepdel, ANTC, AMPB, Funifier, PF, PM, IAI, AMPB, CGE, TCE, UFPB, Castanhola, Ajufe, Anid, Data Robot, Five ACTS, RF, SindContas, Fab Work, Esat, Unipê, Conductor, Ibis e Hotel Manaíra.

A reunião teve como objetivo discutir a organização do HackFest 2018 e questões como o transporte dos palestrantes e maratonistas, a publicidade do evento e a mobilização para as palestras abertas ao público.

O HackFest será realizado no salão de exposições da Estação das Artes, numa área de 1200 metros quadrados. A montagem do evento já começou e deve durar uma semana.

O evento tem como tema central o combate à corrupção, a melhoria da gestão pública e as ferramentas e conhecimentos necessários para isso.

Inscrições e palestras

Já estão abertas as inscrições para palestras e painéis do IV HacKFest + Virada Legislativa. São 24 palestrantes, distribuídos em três trilhas: ‘Educação’, ‘Transparência e Contas Públicas’ e ‘Combate à Corrupção, Tecnologia e Desafios’.

O evento é gratuito e o formulário online ficará aberto até o dia 14. Acesse aqui!

Os interessados devem acessar o link disponível no site hackfest.com.br e preencher o formulário indicando as palestras que assistirão. A organização do evento esclarece que as salas dispõem de 115 lugares e orienta aos candidatos, mesmo inscritos, que cheguem ao local do evento com antecedência mínima de 30 minutos.

As inscrições estão sendo feitas online para facilitar o acesso das pessoas aos locais da palestra. As inscrições presenciais serão abertas no local do evento, conforme a disponibilidade de vagas e o acesso obedecerá a ordem de chegada.

Entre os palestrantes confirmados estão autoridades e especialistas em várias áreas, como: Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); Wagner de Campos Rosário, ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU); Roberson Henrique Pozzobon e Júlio Carlos Motta Noronha, procuradores da República integrantes da força-tarefa Lava Jato; Francisco Gil Castelo Branco Neto, fundador da Associação Contas Abertas; José Pacheco, professor fundador da Escola da Ponte e Carlos Sebastião Andriani, professor especialista em ética e gestão de pessoas.

Com informações de www.wscom.com.br