Pós-Graduação em Ouvidoria Pública

O curso de Pós-graduação em Ouvidoria Pública é oferecido pela Controladoria-Geral da União (CGU) por meio de parceria firmada com a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI).

O curso, que vem atender a anseios de ouvidores e trabalhadores de ouvidorias públicas, é um novo passo na consolidação do Programa de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco), e permitirá a capacitação em alto nível para servidores e empregados públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

O edital publicado no Diário Oficial da União do dia 2/10/2019 contempla vagas gratuitas, que podem ser preenchidas por servidores e empregados públicos concursados e titulares das unidades de Ouvidoria que façam parte da Rede Nacional de Ouvidorias.

Objetivo do Curso

O curso tem como objetivo complementar a formação, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação das ouvidorias públicas no Brasil.

Requisitos para Ingresso

- Ter concluído curso superior e colado grau até a data de início do curso;

- Ser aprovado em processo seletivo conduzido pela CGU e pela OEI;

- Apresentar os documentos necessários para a matrícula.

Vagas

Serão oferecidas 132 vagas gratuitas, destinadas a servidores e empregados públicos das ouvidorias que compõem a Rede Nacional de Ouvidorias.

É possível também que novas vagas sejam oferecidas mediante custeio das instituições ou dos próprios interessados. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pos.ouvidoria@oei.org.br.

Duração e Regime das Aulas

O curso será desenvolvido na modalidade de Educação a Distância, com carga horária total de 380 horas. São 15 disciplinas obrigatórias, que devem ser cursadas no período de 12 meses.

Processo Seletivo

As inscrições estarão abertas das 9h de 2/10 às 18h do dia 16/10/2019. O candidato deve apresentar termo de compromisso, memorial, declaração funcional e certificados de cursos Profoco. O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado no dia 25/10/2019.

Grade Curricular