Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Veja como acessar as APIs do e-Ouv

Notícias

Veja como acessar as APIs do e-Ouv

SISTEMA E-OUV

Com a publicação das APIs do sistema na plataforma ConectaGov, ficou mais fácil conectar qualquer sistema ao e-Ouv
por OGU publicado: 09/08/2018 15h27 última modificação: 09/08/2018 17h31

Você já ouviu falar em APIs?

A sigla vem do termo em inglês Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicativos). Uma forma mais simples de explicar é “ APIs são conectores que propiciam o compartilhamento de informações em tempo real” (https://catalogo.conecta.gov.br/conectagov/). Basicamente, elas simplificam as integrações entre sistemas.

Muita gente nunca ouviu falar de APIs, porque, na verdade, os usuários comuns não as veem. Quem conhece por dentro essa tecnologia são os profissionais de programação. Porém, apesar dessas interações serem invisíveis aos nossos olhos, eles facilitam –  e muito –  a vida de diversos tipos de negócios, empresas e até governo!

A API do e-Ouv (Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal) foi uma das primeiras APIs governamentais a ser disponibilizada para o público em geral pelo portal ConectaGov e viabiliza, por exemplo, a integração do e-Ouv com aplicativos da sociedade civil ou com sistemas utilizados pelos órgãos e entidades públicas, como por exemplo a integração com o SEI (Sistema Eletrônico de Informações).

 Sobre as APIs do e-Ouv

O e-Ouv é um Sistema Informatizado de Ouvidorias, gratuito, que funciona em ambiente web, e que foi desenvolvido para recebimento e tratamento de denúncias, reclamações, sugestões, solicitações, elogios e solicitações de simplificação. O sistema e-Ouv possui dois ambientes, o ambiente oficial e o ambiente que é utilizado para treinamento e testes. Atualmente, há dois tipos de clientes* que podem acessar esses ambientes: o perfil web service terceiro e o perfil web service ouvidoria federal.

 * clientes: usuários do tipo sistema que podem se conectar com o e-Ouv (sistema desenvolvido de tal forma que consegue se conectar com o e-Ouv utilizando um login e senha específica).

Mas o que isso significa?

O cliente de perfil web service terceiro serve para integrar sistemas que conectarão o cidadão ao e-Ouv. Vamos entender melhor com um exemplo?

O Reclame Aqui é um portal brasileiro que funciona como canal em que as pessoas podem reclamar de empresas ou até mesmo de órgãos ou entidades públicas. Esse portal é integrado ao e-Ouv, então, quando o cidadão escreve sua reclamação de um órgão ou entidade pública lá no portal Reclame Aqui, automaticamente essa reclamação é registrada no e-Ouv. Dessa forma, a ouvidoria competente para tratar do tema reclamado receberá essa reclamação e deverá respondê-la de acordo com as regulamentações existentes. Quando a referida ouvidoria responde à reclamação, a resposta é enviada automaticamente ao portal Reclame Aqui.

Já o cliente de perfil web service ouvidoria federal serve para fazer a interação interação entre o e-Ouv e um sistema qualquer de um determinado órgão.

Como assim? Por exemplo, as ouvidorias usuárias do e-Ouv podem utilizar essa API para que a manifestação do cidadão ao ser registrada no sistema e-Ouv seja integrada a outro sistema, como o SEI. Dessa maneira, ouvidorias que abrem processos no SEI para o tratamento de suas manifestações de ouvidoria podem ter esse processo realizado de forma automática, por meio de uma API.

 Quero utilizar APIs do e-Ouv

A solicitação deve ser feita pelo e-mail   cgouv@cgu.gov.br

Para o perfil web service terceiro é necessário informar nome do sistema, e-mail e telefone.

Para o perfil web service ouvidoria federal basta informar os mesmos dados mais o órgão/entidade (SIORG).

Caso pessoa física ou jurídica, não integrante do serviço público, queira utilizar as APIs, deverá seguir os termos de uso do Me-Ouv (nome dado aos procedimentos a serem seguidos na integração de aplicativos cívicos à base de dados do Sistema Informatizado de Ouvidorias e-Ouv).

Conheça o catálogo de APIs governamentais.

"Segundo o Free Online Dictionary of Computing (1994), API é uma ferramenta que realiza comunicação entre aplicações que desejam compartilhar suas rotinas, ferramentas, padrões e protocolos." (www.up.edu.br).