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Após deslizamento em Niterói, ações de ouvidoria ativa buscam ajudar os moradores

DEFESA DOS USUÁRIOS

É muito importante que as pessoas procurem as ouvidorias públicas e se manifestem. Serviço público de qualidade é um direito da população.
por OGU publicado: 14/11/2018 18h50 última modificação: 14/11/2018 18h54

A Ouvidoria-Geral da União – OGU executou uma ação web de ouvidoria ativa nesta segunda-feira (12/11). Considerando o desastre ocorrido em Niterói, ela pegou em sua base de dados do sistema e-Ouv, Sistema Informatizado de Ouvidorias, o endereço de e-mail de todos os usuários que informaram que residem lá e enviou um e-mail a todos. Na mensagem, além de perguntar como eles estavam e de lamentar o ocorrido, colocaram o sistema e-Ouv à disposição deles caso precisem fazer algum tipo de manifestação à administração pública – denúncia, reclamação, solicitação, sugestão, elogio ou pedido de simplificação de serviços. A OGU continuará a executar ações web de ouvidoria ativa, como essa, caso surjam situações de natureza urgente, de alta relevância.

O deslizamento em Niterói ocorreu na madrugada de sábado (10/11), no Morro da Boa Esperança, e fez diversas vítimas – muitas pessoas morreram, habitações foram destruídas e várias outras foram interditadas. Mais de 200 profissionais, dentre eles 80 bombeiros, participaram dos trabalhos de resgate.

O sistema e-Ouv é o canal para o cidadão poder falar com a Administração. Ele pode ser acessado pelo endereço web www.ouvidoria.gov.br. Por meio dele, os usuários de serviços públicos podem falar com todas as 354 ouvidorias do Poder Executivo federal. Além delas, vários estados e municípios também estão lá. No caso do Rio de Janeiro, as pessoas podem entrar em contato com a Ouvidoria e Transparência Geral do Estado do Rio de Janeiro ou falar com uma das 21 ouvidorias municipais do Rio de Janeiro que encontram-se no sistema e-Ouv (clique aqui para encontrar a ouvidoria municipal que deseja).

É muito importante que as pessoas procurem as ouvidorias públicas e se manifestem a fim de que a administração saiba onde estão os problemas mais relevantes e possa agir de forma assertiva na sua solução. Serviço público de qualidade é um direito da população.

Acesse o e-Ouv e fale com as ouvidorias públicas!

A todas as famílias vítimas desse desastre, nossos sinceros sentimentos. Agradecemos também a todos os envolvidos no resgate.