Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ação Global: Ouvidorias públicas atendem mais de quatro mil cidadãos em todo o país

Notícias

Ação Global: Ouvidorias públicas atendem mais de quatro mil cidadãos em todo o país

CIDADANIA

Iniciativa do Ministério da Transparência (CGU) amplia acesso da população aos canais de participação social para a melhoria da gestão pública
por OGU publicado: 30/05/2018 12h29 última modificação: 30/05/2018 18h51
Exibir carrossel de imagens Em todos os municípios participantes foi montado o Estande das Ouvidorias Públicas

Em todos os municípios participantes foi montado o Estande das Ouvidorias Públicas

No último sábado (26), ouvidorias públicas de todo o país prestaram 4.025 atendimentos a cidadãos que participaram da 25ª edição da Ação Global. O balanço se refere ao número geral de orientações fornecidas, recolhimento de manifestações (denúncias, reclamações e solicitações sobre serviços públicos) e pedidos de acesso à informação - nas esferas federal, estatual, distrital e municipal. A Ação Global foi realizada em 25 cidades.

Em todos os municípios participantes foi montado o Estande das Ouvidorias Públicas. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Transparência (CGU), por meio da Ouvidoria-Geral da União, busca ampliar o conhecimento da população sobre mecanismos de participação social para a melhoria da gestão pública. O maior número de atendimentos prestados ocorreu no município de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, com um total de 485 registros, seguido de Caruaru (PE), com 428 atendimentos, e Natal (RN), com 401. Confira o quadro geral de atendimentos por localidade:

 ESTADOMUNICÍPIOATENDIMENTOS
AC Plácido de Castro 15
AL Palmeira dos Índios 94
AM Rio Preto da Eva 400
AP Macapá 102
BA Salvador 102
CE Fortaleza 156
DF Itapoã 82
ES Cachoeiro do Itapemirim 485
GO Aparecida de Goiânia 246
MA São Luis 86
MT Várzea Grande 209
MG Contagem 101
PR Pato Branco 137
PE Caruaru 428
PI Parnaíba 30
RJ Rio de Janeiro 90
RN Natal 401
RN Mossoró 85
RO Porto Velho 331
RR Boa Vista 242
SP Cotia 103
TO Pedro Afonso 100
TOTAL 4.025

Importante destacar que, em razão da greve dos caminhoneiros, os eventos na Paraíba, em Santa Catarina e em Sergipe foram cancelados. Além disso, houve três localidades para as quais as equipes da CGU não conseguiram deslocamento, o que prejudicou o atendimento.

Também foram fornecidas orientações sobre controle social e utilização de canais eletrônicos de interação entre a sociedade e o Poder Público, além da distribuição de cartilhas e manuais sobre esses temas. O trabalho foi coordenado pela Ouvidoria-Geral da União, em conjunto com as Superintendências Regionais da CGU e os integrantes da Rede de Ouvidorias. Em cada local, o Estande reuniu ouvidorias das esferas administrativas (Federal, Estadual, Distrital e Municipal), em parceria com órgãos de controle e entidades de defesa da cidadania, como tribunais de contas e ministério público.

Ação Global

A 25ª edição da Ação Global contabilizou mais de meio milhão de atendimentos a um público de cerca de 300 mil pessoas em todo o país. Parceria da Rede Globo com o Serviço Social da Indústria (SESI), a iniciativa promoveu serviços gratuitos de cidadania, qualidade de vida e prevenção de saúde, simultaneamente em 27 cidades e no Distrito Federal. Educação, direitos humanos e sustentabilidade ambiental foram os temas enfocados na edição.

Fonte: Ascom/CGU