Notícias

REDE NACIONAL

Pernambuco sedia II Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias

publicado: 12/09/2019 17h39, última modificação: 17/09/2019 09h49
IMG_1899.JPG

Pernambuco sediou, nesta quinta-feira (12), a II Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias. Com representantes de todas as regiões brasileiras, o encontro reuniu mais de 40 pessoas presencialmente, além de outras 50 online, e tratou, principalmente, de assuntos relacionados à governança da Rede. Durante a reunião foram apresentados os resultados dos grupos de trabalho constituídos, dos projetos e os normativos.

A assembleia foi marcada pela discussão de procedimentos, visando à união de esforços no sentido de estimular as ações desenvolvidas pela Rede em território nacional. Uma dessas ações é o III Concurso de Boas Práticas, que pretende premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todo o País. Queremos dar o devido reconhecimento aos que promovem o aprimoramento do controle social, a ampliação dos espaços e canais de participação social na gestão e a melhoria na prestação de serviços públicos”, destacou Vamos Gomes Dias, Ouvidor-Geral da União.

Além disso, a Assembleia debateu temas relacionados à simplificação dos procedimentos para admissão de novos membros e a uma nova resolução relacionada à proteção dos denunciantes de boa-fé. Outro assunto discutido foi a organização e condução dos grupos de trabalho da Rede Nacional, em especial aquele que se dedicará à matéria de comunicação e ouvidoria pública.

A próxima Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias ocorrerá em Manaus, Amazonas, e o órgão anfitrião será a Controladoria-Geral do Estado do Amazonas.