Notícias

EVENTOS

ICIC 2020 ocorrerá em Brasília

por OGU publicado: 22/07/2019 08h18, última modificação: 22/07/2019 16h19
CGU organizará "12th International Conference of Information Commissioners".
Logo ICIC.jpg

No dia 18 de julho foi anunciado oficialmente que o Brasil sediará a "12th International Conference of Information Commissioners", o ICIC, que ocorrerá em Brasília, em junho de 2020.
O evento será organizado pela CGU, na condição de órgào responsável pela revisão das decisões de autoridades públicas referentes a pedidos de acesso à informação no âmbito do Poder Executivo Federal. 

Elizabeth Denham, chefe do ICIC e Comissária de Informação do Reino Unido expressou suas expectativas em relação ao evento:

“Nunca tivemos um momento de tanta maturidade no debate sobre transparência governamental e o papel que comissários de informação e as organizações da sociedade civil podem desempenhar na promoção da accountability pública e da governança democrática, social e econômica. O ICIC, agora uma estrutura permanente, possibilita uma plataforma ideal para que governo e outros atores possam se engajar e contribuir para o debate.

O Comitê Executivo do ICIC está pronto para auxiliar no desenvolvimento de um forte e enérgico programa para a conferência".

O Ouvidor-Geral da União, Valmir Gomes Dias, também expressou seu contentamento:

“Será um prazer para o Brasil sediar a International Conference of Information Commissioners, em junho de 2020. Cientes da grande responsabilidade, estamos animados para receber todos os membros do ICIC e demais interessados em Brasília, uma cidade que inspira nossas instituições democráticas a aprofundar suas raízes no solo onde floresce um Estado mais efetivo, ético e transparente".

Este evento já está sendo cuidadosamente organizado pela Controladoria-Geral da União e pela Secretaria do ICIC em parceria com a academia, para que possamos fazer o melhor nesse período conosco.

Nos vemos no ICIC 2020!”.