Notícias

Integração

Rede de Ouvidorias realiza seu primeiro encontro do ano

por OGU publicado: 20/03/2017 17h23, última modificação: 20/03/2017 17h23
A reunião da rede recebeu representantes de diversos estados e do Poder Judiciário

A III Reunião Ordinária da Rede de Ouvidorias ocorreu no último dia 13 de março, no auditório do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília.

 A reunião teve a representação de 8 estados (AP, CE, MA, MT, MS, MG, PE, PI) e Distrito Federal, Coleouv, Tribunal Superior do Trabalho (TST), e Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) das 1ª, , 3ª, , 6ª, , , 11ª, 13ª, 15ª, 16ª, 20ª, 21ª, 22ª, 23ª regiões e da Ouvidoria-Geral da União. Também houve participação via videoconferência de 3 estados (ES, RR e TO) e TRT da 9ª região.

 No encontro, consolidou-se formulário de pesquisa a ser enviado para diversas ouvidorias do país, a fim de levantar o perfil das ouvidorias no Brasil; apresentou-se o resultado do grupo de trabalho (GT) que culminou em Projeto de Lei Nacional de Ouvidorias; noticiou-se o andamento do trabalho do GT sobre integração de sistemas, que em breve desenvolverá um conjunto de protocolos que possibilitará a “conversa” entre diversos sistemas de ouvidoria; revisou-se os termos do edital do Concurso de Boas Práticas em Ouvidoria, além de outros debates.

 O evento demonstrou o crescimento da Rede de Ouvidorias, verificado especialmente pela adesão recente de novos membros dos TRTs (link pra notícia sobre parceria da CGU com TRTs). A troca de experiências entre diversas ouvidorias, com realidades distintas, é enriquecedora e deixa evidente que o papel da ouvidoria é primordial no avanço do controle social em todas as esferas de poder.