Notícias

Notícia

PROFORT já conta com mais de 100 Municípios

por OGU publicado: 21/09/2017 09h46, última modificação: 21/09/2017 10h00
165 ouvidorias fazem parte do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias, gerando uma rede de trabalho cada vez mais forte

O Programa de Fortalecimento das Ouvidorias – PROFORT já superou a adesão de 100 municípios. O programa incentiva o uso de tecnologia e a promoção de ações de capacitação relacionadas com o tema ouvidoria. Tudo isso tem como objetivo aperfeiçoar a gestão de processos e a atuação integrada das ouvidorias. Atualmente, o programa conta com a participação de 19 Estados, 41 órgãos de outros Poderes e 105 Municípios, além das 309 ouvidorias do Poder executivo Federal, que não necessitam aderir ao programa para poder usufruir do esforço da OGU em desenvolver o trabalho das ouvidorias. 

O PROFORT, além de material técnico e orientativo, disponibiliza soluções que possibilitam o cumprimento da Portaria Interministerial nº 424/2016, que torna obrigatória a criação de canais de recebimento de manifestações de ouvidoria para órgãos e entidades que recebam recursos federais por meio de transferências voluntárias.

O produto mais recente, lançado em 4 de setembro, é o e-Ouv Municípios, que é um sistema informatizado de ouvidorias, sem necessidade de instalação, já que o sistema é online, e totalmente gratuito. O e-Ouv Municípios, desenvolvido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), oferece plataforma web gratuita para estados, municípios e órgãos/entidades vinculadas para que possam instituir canais de recebimento, análise e resposta de manifestações de usuários de serviços públicos.

O aumento de adesões ao PROFORT ocorreu, em grande parte, devido ao lançamento do e-Ouv Municípios. Se o seu município não conta com um sistema de ouvidoria, entre em contato com a Regional – CGU do seu estado para saber mais a respeito. A adesão é simplificada e desburocratizada.