Notícias

Evento

Encerram-se as atividades da Semana de Ouvidoria de Acesso à Informação

por OGU publicado: 17/03/2017 17h13, última modificação: 22/03/2017 15h09
Evento durou três dias e contou com a participação de autoridades e sociedade civil

Ontem, 16 de março, dia do ouvidor, chegou ao fim a Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação, evento organizado pela Ouvidoria-Geral da União, unidade do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU).

 A Reunião Geral de Ouvidorias inaugurou o evento, no dia 14/03, momento em que foi discutido o papel das ouvidorias na desburocratização e no combate à corrupção. Houve troca de experiências de boas práticas; foi trazida à tona a questão da inovação e tecnologia como fator de extrema importância na melhoria das avaliações de políticas públicas e discutiu-se os desafios e avanços no trabalho das ouvidorias.

 Em 15/03, aconteceram as Oficinas temáticas e, no último dia, ocorreu o Seminário Internacional de Transparência e Acesso à Informação, que contou com mais de 600 participantes de todos os cantos do país. Na ocasião, foi assinado acordo de cooperação entre a CGU e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), instrumento que pretende aperfeiçoar mecanismos de transparência e acesso a informações públicas. As mesas de debates foram compostas por representantes de diversos órgãos do executivo federal, da sociedade civil, do Chile e do Reino Unido, que trouxeram relatos sobre suas experiências nas áreas da transparência ambiental; acesso à informação e direitos humanos; informação e segurança da sociedade e do Estado.

 Após 3 dias de atividades, Gilberto Waller Júnior, Ouvidor-Geral da União, parabenizou a todos ouvidores pelo dia e encerrou a Semana reforçando o papel das ouvidorias no aperfeiçoamento e na avaliação de políticas públicas, além de destacar a importância das mulheres no trabalho das ouvidorias públicas, em alusão ao mês que celebra o dia internacional da mulher. 

Confira as apresentações que já estão disponíveis.

Veja mais.