Notícias

Integração

Rede de Ouvidorias promove encontro em Minas Gerais

publicado: 02/08/2016 18h05, última modificação: 02/08/2016 18h23
II Reunião Extraordinária da Rede de Ouvidorias ocorrerá em Belo Horizonte, na próxima segunda-feira (8).

A Rede de Ouvidorias reúne ouvidorias-gerais dos estados (ou órgãos equivalentes), do DF e da União, além de ouvidorias de outros Poderes da esfera federal. A articulação compõe as atividades do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias. 

O Distrito Federal, 15 estados e dois órgãos de outra natureza já aderiram à iniciativa. A partir da próxima reunião, a ouvidoria de Belo Horizonte também passará a integrar o grupo. Para a ocasião, está prevista a alteração do regimento interno, incluindo a participação das capitais na Rede.

O evento ocorrerá em Belo Horizonte, na próxima segunda-feira (8). A tramitação de manifestações entre as ouvidorias, e a padronização de prazos para atendimento estão entre os temas que serão debatidos. Confira a programação completa

Avanços e resultados

Em março deste ano, houve a primeira reunião do grupo, oportunidade em que foi debatido o regimento interno da Rede. Em 18 de maio, ocorreu uma reunião extraordinária, em Brasília. Houve troca de experiências e eleição da Secretaria-Executiva. 

Membros da Rede, os estados de Alagoas e do Maranhão já promoveram capacitação personalizada para servidores, com apoio de instrutores da Ouvidoria-Geral da União. 

Cinco ouvidorias estaduais se interessaram utilizar o e-Ouv, e tiveram acesso ao código-fonte do sistema gratuitamente. No Maranhão, a população já pode enviar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios por meio da ferramenta.